Consolidada há alguns anos, a cerveja artesanal já mostrou que não é mais uma onda passageira, como a febre das paletas mexicanas, por exemplo. Com diversos estilos, chopes frescos e muito lúpulo, a cerveja artesanal trouxe um diferencial e elitizou o mercado da bebida mais antiga do mundo. Mas, você sabe quais são os mitos e verdades que envolvem as principais diferenças entre cerveja artesanal e cerveja convencional? Confira as respostas na lista abaixo.
CERVEJA ARTESANAL É MUITO FORTE: mito ou verdade?
Mito!
Existem mais de 150 estilos diferentes de cerveja, reconhecidos no mundo inteiro. Existem até “guias” para isso, como o BJCP (Beer Judge Certification Program) e o BA (Beers Association), que cataloga todas as categorias cervejeiras e suas principais características. Portanto, cada estilo de cerveja apresenta teor alcoólico e índice de amargor diferente. Então, se você tomar uma American Lager artesanal, tomará uma cerveja tão leve como uma convencional, com a diferença no tempo de maturação, que é mais extenso na artesanal, na maioria dos casos.
ÁGUA, MALTE, LÚPULO E LEVEDURA: a cerveja artesanal é sempre puro malte?
Verdade, mas em parte!
O uso de aditivos cervejeiros é uma prática das cervejas convencionais. Em muitas delas, além dos ingredientes fixados pela Lei de Pureza Alemã (água, malte, lúpulo e levedura), há a adição de cereais não maltados, como é o caso do milho e isto começou com os americanos, visando lucro. Porém, existem cervejas artesanais muito inventivas, como as belgas, que saem da Lei da Pureza, quando há adição de frutas e até mesmo condimentos, como casca de laranja e semente de coentro, encontradas na tradicional Witbier, por exemplo.

CERVEJA ARTESANAL TEM MAIS SABOR: mas, é boa?
Verdade. Mas, cada um com seu gosto!
“O que é isso? É boldo?”. Se você já fez essa pergunta, cerveja artesanal talvez ainda não seja para você. O lúpulo é o tempero da cerveja e é muito encontrado nas IPAs. O alto amargor do estilo vem da adição desta planta, que também traz frescor à bebida. Portanto, é verdade que a cerveja artesanal tem mais sabor. Porém, quando o assunto é gosto, entramos em outra conversa. Afinal, não é só de amargor que se vive. Existem cervejas, principalmente as mais escuras, em que o malte é o ingrediente principal, e sua tosta vai trazer notas de chocolate e toffee. Pode acreditar!
CERVEJA BOA É CERVEJA FRESCA
Verdade!
A cerveja fresca é aquela que não passa pelo processo de pasteurização. Este processo que aumenta a durabilidade da cerveja faz com que alguns aromas e sabores fiquem menos evidentes. Portanto, tome cerveja local. Quanto mais fresca, mais saborosa e mais aromática a bebida é.
CERVEJA TEM QUE SER SERVIDA BEEEEM GELADA
Mito!
Fuja! Aquele copo congelado é uma cilada. Se você quer mesmo apreciar uma boa cerveja, é necessário respeitar a temperatura de serviço de cada bebida. E pasmem: nenhuma delas deve ser servida abaixo de zero. Existem cervejas inclusive, como as Russian Imperial Stout (RIS), que podem ser servidas a 15ºC positivos.
CERVEJA ARTESANAL É MUITO CARA
Verdade, porém…
Convenhamos, assim como o vinho, a cerveja tem seus encantos e ingredientes selecionados. E aquela que é considerada a principal matéria-prima desta bebida, o lúpulo, vem de fora. Afinal, no Brasil não há condições climáticas para o desenvolvimento desta planta. Portanto, a cerveja artesanal sempre vai custar mais do que a convencional, como um bom vinho vai custar mais do que um vinho de mesa.
CERVEJA E CHOPE SÃO DIFERENTES?
Verdade!
O processo de fabricação é o mesmo. Mas, a diferença está na pasteurização! O chope não é pasteurizado e a cerveja é. A pasteurização é a esterilização de alimentos e consiste em expô-los a temperaturas altas e depois um resfriamento súbito. O mesmo vale para alimentos e o leite. A vantagem da pasteurização é o aumento da durabilidade. A desvantagem, como já dito, é a perda sensorial, com sabores e aromas menos evidentes.
BORA BEBER
Agora chega de conversa e vamos praticar sobre esses conhecimentos. Viste-nos para provar nossa régua de degustação ou peça o seu chope favorito em casa. Conheça nosso cardápio e aproveite a variedade de chopes artesanais disponíveis por aqui!
Nosso Biergarten está de portas abertas para receber você, com 11 torneiras de cerveja artesanal. Reserve seu lugar pelo WhatsApp (13) 99657-0120.
Olha para mim que estou escrevendo TCC de revisão aqui encontrei algo de muito fundamento. Antes da pandemia eu iria fazer cerveja com total substituição de lúpulo substituída por erva-mate moida grossa mas não vai da. Então vou fazer um TCC de revisão. Valeu aí! Parabéns.
CurtirCurtir
Obrigada Rube! Ficamos felizes em saber que nosso material te ajudou!!!
CurtirCurtir