David Mendes é morador do Guarujá e cliente L-atitude Beer
O vice-campeão do Concurso Cerveja Artesanal Santista, David Mendes, participa neste domingo, dia 6, a partir das 14 horas, de uma brassagem colaborativa — processo de fabricação de cerveja — na L-atitude Beer (Rua César Ferragi, 69, Astúrias, Guarujá). Além de David, outros dois cervejeiros — Alexandre Santucci (Isacc Potter Brewing Co.) e Rafael Hadad (L-atitude Beer) completam o time que vai fazer uma receita secreta, que promete inovar o mercado.
Para David, a promoção de brassagens em locais como a L-atitude Beer é uma forma de fomentar a cultura cervejeira. “Temos muitos bons cervejeiros na Baixada Santista e, em Guarujá, despontando novos talentos em nosso Município”, disse.
A receita feita pelos cervejeiros estará disponível para degustação na L-atitude Beer após o tempo de fermentação e maturação. Ao todo, 20 litros serão fabricados.
AMADORES PODEM FAZER CERVEJA NA L-ATITUDE
Todas as quintas e domingos, clientes podem fazer a cerveja que gostariam, sob orientação da casa, realizando todos os procedimentos necessários para a fabricação de uma cerveja artesanal.
A “brassagem do cliente” começa com a escolha da receita, que é montada de acordo com o gosto e sabores preferidos. Os ingredientes dão a forma da futura cerveja e então a data é agendada. No dia da brassagem, o cliente-cervejeiro coloca a mão na massa em todos os processos, desde a mostura do malte à adição dos lúpulos ou especiarias.
Depois deste processo, a cerveja passa pelos períodos de fermentação e maturação, sendo mantida na L-atitude Beer em temperaturas corretas para os procedimentos, que juntos podem levar cerca de 15 dias, dependendo do estilo.
Quando a cerveja fica pronta, o cliente decide se bebe no local com amigos ou se leva para casa, para alguma comemoração especial. O valor da experiência depende dos ingredientes escolhidos e é revertido em 20 litros de cerveja artesanal, pronta para consumo direto do barril.
PANELA
Com a panela automatizada, o processo fabricação de cerveja, que leva cerca de cinco horas, é totalmente descomplicado, pois as temperaturas são ajustadas de maneira precisa e o tempo de cozimento dos ingredientes é controlado pelo equipamento, evitando erros e desperdícios em todos os processos.
Na panela, são feitas as seguintes etapas:
MOSTURA – Consiste no cozimento do malte em água quente. Nesta fase, as enzimas presentes no malte irão converter o amido contido nos grãos em açúcares fermentáveis.
FERVURA – Depois da lavagem do malte, é hora de iniciar a fervura do mosto. É nesta etapa que se pode adicionar adjuntos, especiarias e o lúpulo, ingrediente principal responsável pelo sabor, aroma e amargor da cerveja.
WHIRPOOL – Trata-se de um redemoinho que tem como objetivo provocar a coagulação de partículas sólidas em suspensão. Depois do redemoinho, é só deixar a cerveja descansar para que toda as cascas de lúpulo e outras impurezas se concentrem no fundo do tanque.
Depois, a cerveja passa por resfriamento para adição das leveduras e é acondicionada em balde para a fermentação até que esteja pronta para maturação e então, pronta para o consumo.
LOCALIZAÇÃO E CONTATO
A L-atitude Beer fica na Rua César Ferragi, 69, Astúrias. Funciona às quintas e sextas das 18 às 22 horas; sábados das 13 às 23 horas e domingos das 14 às 22 horas. Informações pelo telefone (13) 3387-1701 ou (13) 99657-0120.
BIERGARTEN
O primeiro e único biergarten da Baixada Santista foi idealizado pela L-atitude Beer e está localizado no Guarujá-SP, entre as praias das Astúrias e Tombo. O conceito vem do alemão biergarten — tradução livre de jardim de cerveja. Estes locais existem aos montes na tradicional cidade de Munique. Lá, assim como aqui, é possível degustar o melhor da cerveja ao ar livre, em meio a natureza em ambientes abertos e com clima agradável.
O biergarten da L-atitude Beer fica em um quintal, no fundo de uma casa, coincidentemente, com arquitetura alemã. Enquanto se dirige ao local, o visitante encontra muros decorados com lettering, que explicam os diferentes tipos de cerveja existentes e com mensagens de boas-vindas. Atrás, o espaço é decorado com plantas ornamentais, mesas, cadeiras e balcões de pallet. No local, o público pode provar sete tipos diferentes de chopes artesanais, de diversas marcas, que englobam o time de mais de 100 rótulos comercializados pela distribuidora.