IPA (India Pale Ale) e APA (America Pale Ale) são estilos com 200 anos de diferença e até hoje rendem dúvidas aos apreciadores de cerveja. Afinal, o qual é a diferença entre IPA e APA? Por que existem esses dois estilos cervejeiros? Saiba resumidamente aqui:
IPA
A IPA surgiu por volta de 1780, durante a colonização inglesa na Índia. Como as viagens de navio entre Inglaterra e Índia chegavam a durar mais de seis meses, as Pale Ales que os ingleses levavam para a Índia chegavam ao destino deterioradas e impróprias para o consumo. Para evitar isso, a ideia foi adicionar mais lúpulo à bebida, utilizando as propriedades bacteriostáticas da planta, fazendo com que o mesmo funcionasse como um conservante natural. Deu certo e o sabor amargo caiu no gosto dos ingleses.
APA
Porém, quando finalmente descobriram a refrigeração, e outros estilos como o tradicionalíssimo Pilsen começaram a dominar o mercado, a IPA foi tristemente esquecida. Somente cerca de 200 anos depois a IPA foi redescoberta pelos americanos, que iniciaram uma revolução no mercado craft. Foi aí que eles também inventaram a sua “versão” da bebida: a APA, uma cerveja relativamente nova, que começou a ser fabricada entre as décadas de 1970 e 1980.
A Diferença
Portanto, de fato, o que diferencia IPAs de APAs é o uso do lúpulo americano nas APAs e o nível de amargor, sendo tradicionalmente mais intenso nas IPAs do que nas APAs.
Além disso, as IPAs são geralmente mais escuras (principalmente as versões inglesas originais), variando entre o âmbar claro e o escuro, enquanto as APAs variam de douradas a âmbar.
Nas IPAs a intensidade do lúpulo (aroma e amargor) é alta, enquanto nas APAs é de média a média-alta. Outra característica de destaque é que as APAs apresentam um perfil mais maltado (geralmente remetendo a caramelo), gerando um equilíbrio maior entre malte e lúpulo, com amargor menos intenso. Nas IPAs, o lúpulo prevalece.
De acordo com os padrões do BJCP (Beer Judge Certification Program), o livro de cabeceira de todo o bom sommelier, o amargor das IPAs pode variar de 50 a 120. Já as APAs estão entre 30 e 50 IBUs.
Vale ressaltar que atualmente existem diversas variações de IPA, como a English IPA, American IPA, Double IPA e NE IPA. Conhecê-las pode trazer uma luz ao conhecimento cervejeiro.
A Semelhança
Entre as semelhanças, uma certeza: o mesmo tipo de fermentação.
A fermentação Ale, é um processo em que o tipo de levedura sobe para a superfície do tanque. São as chamadas leveduras de alta fermentação e fazem este processo em temperaturas de 14º a 25ºC.
Além disso, a APA deu origem a outro estilo: a American IPA, que também leva lúpulos americanos (com características mais cítricas) e com intensidade de amargor igual das IPAs originais inglesas.
Onde tomar uma IPA ou uma APA?
Quer provar? Visite o nosso Biergarten, e deguste. Funcionamos na Rua César Ferragi, 69 – Astúrias – Guarujá – SP. Informações pelo telefone (13) 3387-1701 e (13) 99657-0120.

O primeiro e único biergarten da Baixada Santista foi idealizado pela L-atitude Beer e está localizado no Guarujá-SP, pertinho da praia das Astúrias. O conceito vem do alemão biergarten — tradução livre de jardim de cerveja. Estes locais existem aos montes na tradicional cidade de Munique. Lá, assim como aqui, é possível degustar o melhor da cerveja ao ar livre.
O biergarten da L-atitude Beer fica em um quintal, no fundo de uma casa, coincidentemente, com arquitetura alemã. Enquanto se dirige ao local, o visitante encontra muros decorados com lettering, que explicam os diferentes tipos de cerveja existentes e com mensagens de boas vindas. Atrás, o espaço é decorado com plantas ornamentais, mesas, cadeiras e balcões de pallet. No local, o público pode provar até quatro tipos diferentes de chopes artesanais, de diversas marcas, que englobam o time de mais de 100 rótulos comercializados pela distribuidora. Também estão disponíveis latas e garrafas, para consumir no local ou levar para casa.
curti a explicação fácil de entender, ate então eu só segui o https://nacaocervejeira.com.br/ mas curti o conteúdo
CurtirCurtir